sábado, 14 de abril de 2012

Arcaísmo

O que é arcaísmo?
Há, na Língua Portuguesa, várias expressões e construções sintáticas que, embora comuns no passado, deixaram de participar da norma atual. Elas se constituem em arcaísmos linguísticos.
Essas expressões — por comprometerem a clareza e atribuírem, ao texto, um tom excessivamente precioso e pedante — devem ser evitadas, sempre que possível.

Arcaísmos léxicos: palavras em desuso.
Alcaide: prefeito
Ceroula: cueca
Nosocômio: hospital
Outrossim: também
Hum: um
Soer: acostumar
Cincoenta: cinquenta

Os arcaísmos são encontrados no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque Ferreira de Holanda, mas isso não implica que ele possa ser usado. Há arcaísmos que têm apenas usos regionais, como:

Apalermado: bobo, idiota
Copiar: alpendre, vestíbulo
Magote: grande quantidade
Arcaísmos sintáticos

São construções que se usaram, mas que foram abandonadas atualmente. Exemplos:

a) quando uma palavra de sentido negativo precedia o verbo, não se omitia o advérbio de negação: "Nenhum não veio";
b) "ambos os dois" hoje condenado, tido como pleonasmo vicioso, já foi no passado uma expressão correta.
A mesóclise (far-se-á), o pretérito mais-que-perfeito (amara, bebera, partira) e o uso de algarismos romanos (século XXI) estão se tornando arcaísmos também.
Estender e extensão
"Estender" se escreve com "s" e que "extensão" se escreve com "x", embora ambas as palavras tenham a mesma origem, ou seja, o mesmo radical latino, que é com "x": "extendere" e "extensione".
Trata-se de uma explicação histórica, segundo o professor Odilon Soares Leme, da Rádio Jovem Pan. "Estender" entrou para o léxico português no século 13, vindo do latim vulgar. Ora, naquela época, já no latim vulgar, o "x" tinha-se tornado "s" antes de consoante. Então, "estender" já entrou com "s" e foi mantido assim, mesmo em palavras derivadas desse verbo como estendível, estendedor, estendedouro, estendal.
Já o substantivo "extensão" entrou para o léxico português bem mais tarde, e só aparece em dicionário no século 18, tendo ido buscar a forma do latim clássico, "extensione", da qual manteve o "x", que foi mantido também em extenso, extensivo, extensível, extensibilidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!